Microsoft compra divisão de telemóveis da Nokia
Negócio deverá ficar concluído no início de 2014 por um valor superior a 5,4 mil milhões de euros. E Stephen Elop, CEO da Nokia, já é o nome falado para substituir Steve Ballmer na Microsoft.
É o negócio que está a marcar a atualidade. A Microsoft anunciou a compra da divisão de telemóveis da Nokia por 5,4 mil milhões de euros, num negócio que inclui também a cedência de licenças da empresa finlandesa. As ações da Nokia dispararam 40%, mas não apenas pelo anúncio desta operação, mas também pela possibilidade de Stephen Elop, CEO da empresa finlandesa, poder tornar-se o sucessor de Steve Ballmer à frente da Microsoft.
A partir do início de 2014, a empresa fundada por Bill Gates passará a controlar a subsidiária Devices & Services, que inclui cerca de 32 mil funcionários. A unidade de produção de telemóveis da Nokia, tem uma faturação anual de 14,9 mil milhões de euros, o que representou praticamente 50% do total de vendas em 2012.
Em comunicado, a fabricante finlandesa explica querer centrar-se nos seus negócios mais rentáveis como, por exemplo, o HERE, um serviço de localização criado há mais de uma década e que é líder de mercado. Já a Microsoft, comunicou que pretende "acelerar o crescimento da quota de mercado e dos ganhos no mercado dos telemóveis por via de inovações e sinergias".
O negócio significa, assim, a saída definitiva da Nokia do negócio dos telemóveis, bem como o regresso de Stephen Elop à Microsoft, onde foi membro da admnistração até 2010. Recorde-se que, recentemente, Steve Ballmer renunciou ao cargo de CEO do gigante tecnológico norte-americano, pelo que o nome de Elop já é referido como uma forte possibilidade para a sucessão.
Um gigante do setor, que até há poucos anos era indiscutivelmente a empresa dominadora do ramo, a Nokia perdeu terreno com a ascensão meteórica dos smartphones da Apple e da Samsung com os quais, verdadeiramente, nunca conseguiu competir da forma eficaz. Exemplo deste declínio é o despedimento de cerca de 20 mil trabalhadores durante a presidência de Stephen Elop.
Sem comentários:
Enviar um comentário