domingo, 29 de setembro de 2013

Rui Costa sagra-se campeão do Mundo de ciclismo

Fez-se história no ciclismo português. Rui Costa sagrou-se este domingo campeão mundial de estrada em Florença, depois de um final emocionante ao sprint, em que bateu o espanhol Joaquim Rodríguez.

O português, 10.º classificado do ranking mundial, concluiu os 272.26km em 7:25.43 horas, depois de se ter conseguido superiorizar a Purito, que ficou com a medalha de prata, ao espanhol Alejandro Valverde, 3.º classificado, e ao italiano Vincenzo Nibali, que fechou a prova no 4.º lugar.

Este grupo de quatro ciclistas destacou-se na 10.ª e última volta do circuito transalpino, sendo que Rodríguez conseguiu abrir vantagem durante grande parte da derradeira volta. Rui Costa ficou sempre na cauda do grupo a gerir o esforço, o que até levou Nibali a contestar a falta de ação do português na fuga.

Na hora da decisão, o poveiro subiu o ritmo, conseguiu regressar à frente da corrida, deixando Nibali e Valverde para trás definitivamente. Já ao sprint, apenas ao lado de Purito, Rui Costa brilhou e sagrou-se o primeiro campeão mundial de estrada com as cores de Portugal.

O ciclista nacional, que já tem contrato assinado com a Lampre para a próxima temporada, ainda viu o italiano Visconti e o polaco Huzarski andarem escapados a cerca de 30km da meta. Só que o grupos dos favoritos, que viu ciclistas como Fabian Cancellara ou Alberto Contador irem ficando para trás, conseguiu recuperar antes do ataque de Rui Costa na reta final.

Já Tiago Machado, que ainda entrou na 10.ª volta dentro do grupo dos favoritos, terminou a prova no 36.º posto, a 2.01 minutos do compatriota, ao passo que André Cardoso desistiu devido a quedas que sofreu.

Chamado ao lugar mais alto do pódio, "A Portuguesa" soou pela primeira vez para Florença ouvir, levando Rui Costa a não conseguir controlar as emoções. As lágrimas foram inevitáveis para o ciclista de 26 anos.

Classificação geral

1. Rui Costa (Portugal), 7:25.44 horas
2. Joaquim Rodríguez (Espanha), mesmo tempo;
3. Alejandro Valverde (Espanha), a 16 segundos;
4. Vincenzo Nibali (Itália), a 16;
5. Andriy Grivko (Ucrânia), a 31;
6. Peter Sagan (Eslováquia), a 34;
7. Simon Clarke (Austrália), m.t.;
8. Maxim Iglinskiy (Cazaquistão), m.t.;
9. Philippe Gilbert (Bélgica), m.t.;
10. Fabian Cancellara (Suíça), m.t.;
36. Tiago Machado (Portugal), a 2.01 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário