Em 1983, no final da Conferência Internacional de Design em Aspen, Colorado, os organizadores montaram uma "cápsula do tempo", à qual chamaram Aspen Time Tube e enterraram no campo. Na semana passada, arqueologistas encontraram e desenterraram a "cápsula". Lá dentro estavam relíquias dos anos oitenta. Incluindo do visionário Steve Jobs.
Jobs pôs lá dentro o rato do computador Lisa que tinha usado na sua apresentação na conferência. Este era o artefacto mais procurado pelos arqueologistas, que o encontraram em muito bom estado.
Muitos participantes na conferência contribuíram com objetos para a "cápsula", que ao longo do tempo ficou conhecida como "Steve Jobs Time Capsule", em vez do nome oficial Aspen Time Tube.
Outros artefactos encontrados dentro da "cápsula" incluem um disco de vídeo criado pelo histórico Nicholas Negroponte, que vaticinou o fim do jornais em 1995 e fundou o laboratório de média do MIT; o guião de um episódio da série "Hill Street Blues" da NBC, dois cubos de Rubik; uma câmara Instamatic da Kodak; um telefone rotativo; e cassetes VHS da própria conferência e da cerimónia de encerramento.
Segundo a Cnet, o plano original era desenterrar a "cápsula" em 2000, mas a localização exata não era conhecida. Os organizadores da conferência sabiam mais ou menos onde a tinham enterrado, mas as mudanças na paisagem local dificultaram muito a tarefa.
Recentemente, o programa "Diggers" do canal National Geographic envolveu-se na missão, e com essa ajuda os arqueólogos encontraram a "cápsula" de Steve Jobs. O rato do fundador da Apple estava no meio de alguns milhares de objetos deixados lá em 1983. A equipa demorou dias até encontrar o gadget.
Sem comentários:
Enviar um comentário