Thierry Neuville vestiu a pele de personagem principal no primeiro dia do Rali da Finlândia, a oitava etapa do Mundial de Ralis desta temporada. O piloto belga da Qatar M-Sport colocou o seu Ford Fiesta WRC na frente de todos os adversários após os primeiros 45,51 km de troços cronometrados que compunham a primeira etapa, de forma um tanto ao quanto surpreendente.
Para trás e a ‘roer as unhas’, o pupilo de Malcolm Wilson deixou Sébastien Ogier que terminou, contudo, a etapa a uns escassos 5,2s, depois de se ter desembaraçado de Mads Ostberg e de Mikko Hirvonen que também deram nas vistas durante o dia. O primeiro quando chegou a rodar em segundo na cola de Neuville e o finlandês da Citroën quando chegou a repartir a liderança com o belga, antes de se atrasar ligeiramente na quarta especial.
Mas na verdade, o Rali da Finlândia está a ser disputado a um ritmo alucinante e não apenas pelos primeiros pilotos. Basta dizer que os primeiros oito classificados estão apenas separados por escassos 23,4s e que alguns deles já enfrentaram ligeiras saídas de estrada ou cometeram erros de condução.
Para além de Neuville, que procura na Finlândia a sua primeira vitória no WRC, também Juho Hanninen e Kris Meeke estou a demonstrar estar em plena forma. Tanto o piloto do Ford Fiesta WRC (e piloto oficial de testes da Hyundai), como o inglês que regressa ao volante de um Citroën DS3 WRC estão a provar que tem um lugar no clube dos restritos no WRC, lutando pelo quinto lugar e terminando o primeiro round separados por uns quase imperceptíveis 0,5s! Na mesma luta estão ainda Evgeny Novikov e Andreas Mikkelsen, responsáveis por esbater a prova mediana de Dani Sordo, no segundo DS3 WRC da equipa Citroën Total Abu Dhabi WRT.
Igualmente convincente está também a ser o 10º lugar ocupado pelo finlandês Jarkko Nikara, cujo JCW WRC está a provar que o MINI também pode ser competitivo, como ficou bem registado no segundo tempo absoluto que o finlandês conquistou na penúltima classificativa do dia.
O dia ficou marcado pela desistência de Jari-Matti Latvala que abandonou depois da quebra da suspensão traseira do VW Polo R WRC. No entanto, o finlandês deverá amanhã regressar ao rali sob as regras do Rally 2.
Amanhã, terá lugar a segunda e mais dura etapa do rali com 148,50 km disputados ao cronómetro e divididos por nove classificativas.
Classificação Dia 1
1º T. Neuville/N. Gilsoul (Ford Fiesta WRC) 25m33,3s
2º S. Ogier/J. Ingrassia (VW Polo R WRC) a 5,2s
3º M. Ostberg/J. Andersson (Ford Fiesta WRC) a 8,9s
4º M. Hirvonen/J. Lehtinen (Citroën DS3 WRC) a 13,8s
5º J. Hanninen/T. Tuominen (Ford Fiesta WRC) a 17,0s
6º K. Meeke/C. Patterson (Citroën DS3 WRC) a 17,5s
7º E. Novikov/I. Minor (Ford Fiesta WRC) a 20,9s
8º A. Mikkelsen/M. Markkula (VW Polo R WRC) a 23,4s
9º D. Sordo/C. del Barrio (Citroën DS3 WRC) a 37,1s
10º J. Nikara/J. Kalliolepo (MINI JCW WRC) a 47,7s
Sem comentários:
Enviar um comentário