O ciclista irlandês Nicolas Roche (Saxo Tinkoff) subiu à liderança da Volta à Espanha, após a oitava etapa, entre Jerez de la Frontera y el Alto de Peñas Blancas (166,6 quilómetros), ganha pelo checo Leopold Konig (Netapp).
O ciclista da Netapp continuou a festa checa iniciada sexta-feira pelo seu companheiro Stybar, ao vencer em Mairena del Aljarafe. Konig atacou no último quilómetro da etapa, ultrapassando Igor Antón, que tentava escapar-se, e chegou isolado à meta, com um tempo de 04:09:45.
A um segundo ficou o espanhol Daniel Moreno (Katusha) e a cinco o irlandés Nicolas Roche, que passou a vestir a camisola vermelha de novo líder.
"Agradeço à equipa o trabalho que fez, esta vitória era um dos objetivos da temporada e conseguí. Quando toda a equipa trabalha para ti, é uma motivação extra ganhar. Agora vamos lutar por estar nos 10 primeiros e tentar outra Vitória", referiu Konig.
Entre os favoritos, o italiano Vincenzo Nibali (Astana) não conseguiu conservar a camisola vermelha, depois de na subida final ter sido ultrapassado pelos seus mais direitos rivais, os espanhóis Alejandro Valverde (Movistar) e Joaquim "Purito" Rodríguez (Katusha), que aproveitaram as dificuldades do "Tiburón" para se adiantarem oito segundos.
Roche aguentou a batalha final e subir ao topo da geral, com 17 segundos de avanço sobre o norte-americano Chris Horner (Radioshack) e sobre Daniel Moreno. Nibali passou para o quarto lugar e Valverde para sétima posição, a 13 segundos do italiano, enquanto Purito avançou para 10.º, a 46 segundos.
A primeira etapa com chegada em alta, no inédito de Peñas Blancas, ficou marcada pela fuga inicial de 14 ciclistas, entre os quais três aguentaram até cinco quilómetros da meta, o espanhol Rafa Valls (Vacansoleil), o alemão Nerz (BMC) e o italiano Cataldo (Sky).
A luta no pelotão principal acabou com a fuga. Igor Antón tentou a sorte a 4,7 quilómetros da meta, embora provocando atrás de si a reação de um grupo perseguidos, com Ivan Basso (Cannondale), Konig, Moreno, Roche e o francés Pinot, entre outros.
Konig netutralizou Antón e lançou-se na fuga para a vitória na etapa, conseguindo a segunda vitória checa consecutiva. O português André Cardoso terminou a etapa na 31.ª posição, a 1.54 minutos de Konig, seguido do compatriota José Mendes, a 2.05, sendo que o homem da Caja Rural é 38.ª da geral, a 6.17, enquanto o ciclista da Netapp é 29.º, a 3.54.
A nona etapa disputa-se domingo entre Antequera e Valdepeñas, na região de Jaén, 163,7 quilómetros com uma descida final de 28 por cento de desnível na localidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário