sábado, 31 de agosto de 2013

Funcionamento da Cinemateca garantido até Dezembro

A Secretaria de Estado da Cultura assegurou "uma dotação extraordinária" que vai permitir funcionamento da Cinemateca Portuguesa até ao final do ano, confirmou esta sexta-feira a directora Maria João Seixas.
“Temos a garantia da parte do senhor secretário de Estado [Jorge Barreto Xavier] que, até Dezembro, a Cinemateca vai poder funcionar com dotações extraordinárias, depois, fica no ar a coisa mais importante, que é o futuro da Cinemateca”, disse a responsável, que marcou presença numa concentração contra a ameaça de encerramento da instituição, em Lisboa.
O orçamento da Cinemateca não depende directamente do Orçamento do Estado, mas provém da cobrança da taxa de 4% de exibição de publicidade nas televisões, cujas receitas são repartidas entre aquele organismo (20%) e o Instituto do Cinema e Audiovisual (80%).
Como a exibição de publicidade tem sofrido uma quebra acentuada nos canais de televisão por conta da crise económica e da retracção do sector, tal reflecte-se no orçamento da Cinemateca. 
Maria João Seixas explica que a situação ficou particularmente difícil em Agosto, porque a  “quebra da receita da taxa de publicidade superou os 50%”.
“De facto, precisávamos de ter uma dotação excepcional, que já tivemos em Junho, em Julho, mas que não aconteceu em Agosto, o que estava a pôr em perigo a actividade da Cinemateca e hoje [sexta-feira], às 13h00, tivemos a confirmação de que tinha sido encontrada a solução para a dotação excepcional que nós precisávamos”, sublinhou.
A actividade da Cinemateca está garantida, pelo menos, até ao final do ano. Esta sexta-feira À tarde dezenas de pessoas marcaram presença numa concentração de protesto contra a ameaça de encerramento da instituição.
Uma iniciativa solidária que partiu de Rui Mourão, através da rede social Facebook. O jovem lembra a importância do espaço museológico na formação das gerações ao longo dos anos.
Contactada pela agência Lusa, na quinta-feira, fonte do gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, reiterou que "a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento não vão fechar".  
 
"Independentemente de quaisquer circunstâncias, as medidas para garantir o funcionamento da Cinemateca estão a ser asseguradas", disse a mesma fonte.
 
Uma concentração em defesa da Cinemateca está marcada para hoje, na Rua Barata Salgueiro, junto à sede do Museu do Cinema, numa iniciativa lançada através da rede social Facebook que contava, ao início da tarde, com cerca de duas mil adesões.

Sem comentários:

Enviar um comentário