Em resultado do grave acidente ocorrido no Rali de Alemanha Histórico que decorria em paralelo com a prova do WRC (onde faleceu o navegador e um espetador), a última especial do dia, a segunda passagem pelo troço de Panzerplatte foi anulada.
Deste modo, acabou por ser Dani Sordo a completar a terceira etapa do Rali da Alemanha no comando depois de um dia pródigo em emoções fortes.
Com a confirmação pela direção da prova que o rali prosseguirá amanhã, o espanhol da Citroën não terá a vida facilitada para chegar ao primeiro triunfo da sua carreira, num marco a que também concorre Thierry Neuville. Os dois partirão para o derradeiro dia de prova, que inclui apenas a dupla passagem pelos 24,58 km do troço Dhrontal, separados por uns insignificantes 0,8s pelo que a identidade do vencedor está totalmente em aberto.
Nesta terceira e penúltima etapa, Jari-Matti Latvala arrancou com o objetivo de dar à Volkswagen o triunfo em casa, mas acabou por sucumbir à pressão de Neuville e ser afetado por uma problema mecânico que o colocou fora de estrada e de prova, numa altura, que tinha já 14,8s de vantagem sobre o belga.
Passou então Neuville para a frente mas fruto de um toque que lhe afetou o rendimento do escape e do motor do Fiesta WRC, o piloto do Qatar M-Sport Team viu Dani Sordo aproximar-se perigosamente e acabar por passá-lo na 13ª e última especial. Quando se previa que os 41,08 km fossem decisivos para que um dos pilotos se pudesse adiantar ao outro, a derradeira especial do dia foi mesmo anulada devido ao acidente do Rali dos Históricos, o que acabou por beneficiar o piloto belga que estava com dificuldades para resolver os problemas mecânicos do Fiesta. A decisão final está, assim, adiada para amanhã.
No terceiro lugar, Mikko Hirvonen passou a ser um piloto descansado depois de Mads Ostberg evidenciar problemas no 12ª troço, vigiando, muito à distância, o surpreendente quarto lugar de Martin Prokop que, por sua vez, também não tem qualquer problema para controlar o andamento de Robert Kubica que já é quinto, liderando o WRC 2.
Da anulação do último troço do dia, beneficiou Latvala que poupará cinco minutos de atraso em relação ao resto do pelotão quando amanhã arrancar para a estrada, o que o coloca, para já, na sétima posição, a 1m46,1s do sexto, Elfyin Evans, no Fiesta R5.
Sébastien Ogier também continuou a sua recuperação, terminando o dia na 24ª posição.
Classificação
1º D. Sordo/C. Barrio Citroën DS3 WRC 2h43m48,5s
2º T. Neuville/N.Gilsoul Ford Fiesta WRC a 0,8s
3º M. Hirvonen/J. Lehtinen Citröen DS3 WRC a 1m27,6s
4º M. Prokop/M.Ernst Ford Fiesta WRC a 6m06,3s
5º R. Kubica/M.Baran (1º WRC2) Citröen DS3 WRC a 7m33,1s
6º E. Evans/D. Barrit Ford Fiesta R5 a 7m40,9s
7º J.M. Latvala/M. Anttila VW Polo R WRC a 9m27,0s
8º H. Paddon/J. Kennard Skoda Fabia S2000 a 10m37,3s
9º M. Ostberg/J. Andersson Ford Fiesta WRC a 12m27,8s
10º E. Novikov/I. Minor Ford Fiesta WRC a 14m11,8s
Sem comentários:
Enviar um comentário