domingo, 25 de agosto de 2013

A primeira vitória de Dani Sordo no WRC

Aos 30 anos, e depois de se ter estreado no WRC com um Citroën Xsara da Kronos em 2006, Dani Sordo obteve hoje na Alemanha a sua primeira vitória na principal categoria do Campeonato do Mundo de Ralis, tendo batido Thierry Neuville numa prova marcada pelo pequeno descalabro caseiro da Volkswagen. Sordo mostrou-se muito forte depois da saída de estrada que retirou Jari-Matti Latvala do comando, encetando uma batalha com Neuville que viria a ser sentenciada no último troço da prova, Dhrontal (24,58 km), para o qual o belga da M-Sport tinha partido com três segundos de desvantagem. Contudo, Neuville acabou por sair de estrada já próximo do final da Powerstage, ganha pelo primeiro líder do rali, Sébastien Ogier. Mesmo conseguindo terminar a especial, o jovem belga ficou a 53 segundos de Sordo, que chega assim à sua primeira vitória numa altura em que o seu lugar na Citroën oficial estava seriamente ameaçado.
A emocionante luta no último dia retirou ainda mais protagonismo ao terceiro classificado, Mikko Hirvonen, que ficou a uns distantes 2m36,1s do seu companheiro de equipa, claramente mais forte do que o finlandês no asfalto. O checo Martin Prokop igualou o melhor resultado da sua carreira, o quarto lugar, na frente do melhor do WRC2, o Citroën DS3 RRC de Robert Kubica, que bateu o Ford Fiesta R5 de Elfyn Evans por 12,9s.
Na Powerstage, Ogier ditou leis e arrecadou mais três pontos para o Mundial (na frente de Sordo e Latvala), mas o francês tem de ser considerado um dos grandes derrotados deste Rali da Alemanha, cometendo um erro quando liderava a prova mais importante para a Volkswagen após dois troços.

Sem comentários:

Enviar um comentário