Apesar de amanhã ter ainda pela frente 130,20 km de classificativas, Sébastien Ogier preparou da melhor forma aquela que poderá ser a sua primeira vitória no Rali da Finlândia. O piloto da VW começou a destacar-se a meio deste segundo dia de prova (a partir da 10ª especial venceu todas as especiais), depois de perceber que os Ford Fiesta WRC de Mads Ostberg e Thierry Neuville não pisavam de forma tão suave os regos das segundas passagens dos troços. Nessa altura, atacou, começando a configurar uma vantagem minimamente confortável que o poderá levar então ao quinto triunfo da época. Assim, na derradeira etapa Ogier terá que gerir os 38,1s de vantagem que tem sobre Neuville e os 39,0s sobre Ostberg.
Os dois pilotos da M-Sport apoiados pelo Qatar tiveram algumas dificuldades que, por certo, não estavam nos seus planos. Enquanto o belga nem sempre tirou partido das notas mais corretas nas primeiras passagens do dia de hoje, o norueguês perdeu o contacto com Ogier quando um pneu saiu da jante já na parte final da etapa.
Nessa altura, o mesmo problema também já tinha atrasado substancialmente Mikko Hirvonen que no início do dia ainda alimentava a esperança de conseguir a sua primeira vitória do ano. Contudo, esse objectivo parece agora estar cada vez mais longe e estando a mais de 20s dos dois Ford Fiesta de Neuville e Ostberg, em condições normais, nem ao pódio deverá ser fácil chegar.
A fechar o Top 5, terminou no final do dia Kris Meeke. O inglês poderia estar muito mais perto de Hirvonen não fosse ter-se envolvido num incidente com Evgeny Novikov que o atrasou mais de 20s. De qualquer modo, logo que viu Juho Hanninen ficar pelo caminho, Meeke não teve grande problema em conter os ataques de Andreas Mikkelsen que já não entrou para a última especial da etapa (mas deverá regressar amanhã em Rally 2) devido à quebra da suspensão.
Relativamente seguro no sexto lugar foi-se posicionando Jarkko Nikara que se arrisca a colocar o MINI JCW WRC no melhor lugar alcançado esta temporada por um dos carros nascidos na Prodrive. O finlandês bateu largamente Dani Sordo que continua a realizar uma prova demasiado modesta e que só ocupa o oitavo lugar fruto das desistências de Hanninen e Mikkelsen e do atraso de Novikov.
Para Jari-Matti Latvala que regressou em Rally 2, o caminho da recuperação tem sido penoso, mas, ainda assim, o número 2 da VW já trepou 52 lugares e do 85º lugar já se encontra na 33ª posição.
No WRC 2 e dentro do Top 10, Jari Ketomaa tem dominado com alguma facilidade os acontecimentos, tendo, no último dia, apenas que gerir o 1m10,2s que detém de vantagem sobre Robert Kubica.
Em relação ao WRC 3 (ou nos Citroën DS3 R3T), é Keith Cronin quem domina os acontecimentos à frente de Sébastien Chardonnet, enquanto no JWRC a razia tem sido grande ficando o finlandês Andreas Amberg com o controlo da prova, na frente do estónio Sander Parn, numa luta entre os pequenos Fiesta R2.
Classificação (após Dia 2)
1º S. Ogier/J. Ingrassia (VW Polo R WRC) 1h38m34,7s
2º T. Neuville/N. Gilsoul (Ford Fiesta WRC) a 38,1s
3º M. Ostberg/J. Andersson (Ford Fiesta WRC) a 39,0s
4º M. Hirvonen/J. Lehtinen (Citroën DS3 WRC) a 1m01,4s
5º K. Meeke/C. Patterson (Citroën DS3 WRC) a 1m33,2s
6º J. Nikara/J. Kalliolepo (MINI JCW WRC) a 2m18,6s
7º D. Sordo/C. del Barrio (Citroën DS3 WRC) a 2m45,0s
8º J. Ketomaa/M. Sallinen (Ford Fiesta R5) (1º WRC2) a 6m13,9s
9º E. Novikov/I. Minor (Ford Fiesta WRC) a 7m24,1s
10º R. Kubica/M. Baran (Citroën DS3 RRC) a 7m24,1s
Sem comentários:
Enviar um comentário