terça-feira, 4 de junho de 2013

Citroen Méhari faz 45 anos


 Foi há 45 anos, a 16 de maio, que nasceu um dos mais emblemáticos modelos da Citroen, o Méhari. Com nome de dromedário no Norte de África e no Sahara, o Méhari tornou-se num símbolo e um verdadeiro fenómeno na história automóvel. Para celebrar a data, a Citroen organizou um evento dedicado ao Méhari no C_42, espaço de exposições da Citroën nos Campos Elíseos, em Paris.
 Apresentado no golfe de Deauville, o Méhari, que posteriormente passou a chamar-se Diane 6 Méhari, espantou tudo e todos pelo seu conceito atípico: um veículo despretensioso, utilitário e de lazer, que se lava com um jato de água, que pode tanto carregar feno como transportar pranchas de surf. Redefiniu, assim, a filosofia do 2CV através da sua modularidade e da sua economia, ao mesmo tempo que empregava os materiais mais modernos.


Criado por Roland de La Poype, o Citroën Méhari inovou, na época, pela sua carroçaria em plástico ABS, com a cor adicionada à própria massa. Este material pode tomar qualquer forma, e no caso de pequenos toques, regressa à forma original.






A segunda particularidade do Méhari era ser totalmente descoberto acima da linha de cintura, inclusive o pára-brisas, que se dobrava sobre o capot. 






Em 19 anos de história, o Méhari apenas conheceu duas séries especiais, lançadas em 1983: o Méhari Plage (em Espanha) e os mais conhecidos, Méhari Azur (nos mercados de França, Itália e Portugal). 





































Sem comentários:

Enviar um comentário