terça-feira, 18 de junho de 2013

Irão de Carlos Queiroz qualificado para o Mundial 2014

O Irão de Carlos Queiroz e António Simões venceu por 1-0 na Coreia do Sul e garantiu a presença no Mundial’2014 graças a um golo solitário de Reza Nournia aos 60’, aproveitando uma falha da defesa sul-coreana. Ambos os técnicos são, por isso, os primeiros portugueses a garantir um lugar no Mundial do próximo ano, no Brasil, e o Irão, depois de já ter vencido a Coreia do Sul na 1.ª volta, a 16 de outubro de 2012, por 1-0, repetiu agora o resultado e Queiroz acabou por conseguir o objetivo delineado apesar da polémica que rodeou este encontro.

As provocações mútuas entre os dois selecionadores foram o tema antes do jogo e o selecionador sul-coreano Choi Kang-Hee chegou a dizer que iria ganhar este jogo “fosse como fosse” e que Carlos Queiroz iria “ver o Mundial’2014 na televisão”.

A verdade é que tanto um como outro vão estar no Brasil em 2014, já que a Coreia do Sul, apesar de ter perdido a liderança do grupo A da zona asiática de qualificação precisamente para o Irão, também se apurou mas teve de esperar alguns minutos já depois do apito final do jogo para saber o resultado final do Usbequistão-Qatar.

A vitória dos usbeques por 5-1 permitiu, ainda assim, aos coreanos acabar com um golo de vantagem relativamente à diferença de golos. Refira-se ainda que o Irão venceu o Grupo A com 16 pontos, mais 2 do que a Coreia do Sul, a melhor defesa – apenas 2 golos sofridos, menos 4 do que a 2.ª melhor, do Qatar – e o terceiro melhor ataque. Carlos Queiroz manteve a tradição recente (desde o Mundial’1998) do Irão em que após falhar uma prova, marca presença na seguinte: falhou em 1994, esteve em 1998; falhou em 2002, marcou presença em 2006; e não se qualificou em 2010 mas vai estar em 2014.

O Usbequistão vai disputar o primeiro playoff de apuramento para o Mundial com o vencedor do Jordânia-Omã, que se joga esta tarde. Quem ganhar o duelo terá um segundo playoff com o 5.º classificado da América do Sul.

Austrália cria hábito.

Já no Grupo B da zona asiática de qualificação para o Mundial’2014, a Austrália venceu o Iraque por 1-0, com um golo de Joshua Kennedy aos 83’, e vai participar na prova intercontinental de seleções pela 3.ª vez seguida na história, depois de já ter estado nos Mundiais de 2006 e 2010. Desta forma, os australianos acompanham o Japão, que já estava qualificado, e o alemão Holger Osieck terá agora a oportunidade de guiar os “socceroos” num Mundial, tal como fizeram recentemente Guus Hiddink (2006) e Pim Verbeek (2010).

Sem comentários:

Enviar um comentário