A morte de Simonsen, aos 34 anos, foi confirmada por David Richards, chefe de equipa da Aston Martin nas competições de protótipos, formação que iniciou a corrida com cinco carros. "Em condições graves, Allan Simonsen foi transferido imediatamente para o Centro Médico do Circuito, onde morreu pouco depois devido aos ferimentos", pôde ler-se pouco depois no site da prova.
Este acidente fatal que vitimou Allan Simonsen encerra um período de 17 anos sem mortes nas 24 Horas de Le Mans, registando-se como última vítima desta que é a mais famosa prova de endurance do automobilismo mundial Sébastien Enjolras, que pilotava um Peugeot LM 97, vítima de uma batida na Curva Arnage durante os treinos.
Campeão da Fórmula Ford dinamarquesa (1999), do Campeonato Australiano de GT (2007) e da Le Mans Series asiática (2009), Allan Simonsen competia nas 24 Horas de Le Mans desde 2007 e tinha como a melhor classificação aquela que conseguiu precisamente no seu ano de estreia, em 2007, quando assinou um segundo lugar final na categoria GT2 pela equipa alemã Hankook ao lado de Dominik Farnbacher (Alemanha) e Leh Keen (EUA), a bordo de um Ferrari F430 GT2.
Para a edição deste ano, Allan Simonsen tinha com colegas de equipa no mesmo carro mais dois pilotos da Dinamarca, nomeadamente Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen.
A corrida, que se iniciou às 14h00 com a participação dos pilotos portugueses Pedro Lamy e Rui Águas, esteve interrompida durante 50 minutos e foi retomada pouco depois das 15h00 (hora portuguesa). As primeiras imagens do acidente que entretanto começaram a a ser partilhadas nas redes sociais, a partir da transmissão televisiva do canal Eurosport, não permitem tirar grandes conclusões relativamente ao acidente pelo que fica apenas o trágico desfecho para a história desta prova.
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