O Comité de Controlo e Disciplina (CCD) da UEFA anunciou hoje a exclusão de Fenerbhaçe e Besiktas (Turquia) das competições europeias de futebol na próxima temporada, dando como provado o envolvimento em manipulação de resultados.
A equipa do Feberbahçe, na qual jogam os portugueses Raul Meireles e Bruno Alves, contratado durante o defeso ao Zenit (Rússia), não vai poder disputar a próxima edição da Liga dos Campeões, assim como estará excluída das provas europeias para as quais se qualificar nas duas temporadas a seguir, ficando ainda com "pena suspensa" por mais dois anos.
O clube de Istambul é penalizado com base em comportamentos irregulares dos seus dirigentes e envolvimento num esquema de manipulação de resultados durante a temporada 2010/11.
No caso do Besiktas, dos internacionais lusos Manuel Fernandes e Hugo Almeida, o comité anunciou a sua exclusão da Liga Europa 2013/14, dando como provado o envolvimento do emblema em manipulação de resultados, em factos que remontam a 2011.
Também o Steaua de Bucareste, da Roménia, foi alvo de sanções da UEFA, que excluiu o emblema da primeira prova europeia para a qual se qualificar nas próximas cinco temporadas.
O comunicado da UEFA revela ainda que reserva para fase posterior quaisquer decisões relativas aos dirigentes envolvidos nos casos agora sentenciados, alegando estar ainda a recolher informação nesse sentido.
Os três emblemas deverão recorrer, a partir destas sanções, ao Comité de Apelo da UEFA.
Sem comentários:
Enviar um comentário