terça-feira, 16 de julho de 2013

Líder de um dos maiores cartéis mexicanos capturado

Miguel Angel Treviño Morales - o líder dos Zetas, um dos maiores e mais sanguinários cartéis do narcotráfico mexicano - foi detido num camião que transportava 2 milhões de dólares em dinheiro. 

As autoridades mexicanas anunciaram ter ontem capturado Miguel Angel Treviño Morales, o líder dos sanguinários Zetas, numa operação levada a cabo pelos marines, sem que tenha sido disparado um único tiro.
A detenção, confirmada pelos Estados Unidos, ocorreu numa estrada de terra batida a cerca de 17 quilómetros de Nuevo Laredo, cidade fronteiriça que tem servido de base para as operações do cartel de narcotráfico mexicano.
Um helicóptero dos marines mexicanos interceptaram o camião onde seguia Treviño Morales, também conhecido como o sanguinário Z-40, encontrando também 2 milhões de dólares em dinheiro.

Cartel formado por antigos militares


Para além do tráfico de cocaína e marijuana , de armas e de pessoas, Treviño Morales é acusado de estar por detrás do rapto e assassinato de 265 migrantes.
Os Zetas surgiram de um grupo de desertores das forças especiais do exército mexicano, contratados pelo cartel do Golfo, que entretanto se afirmaram como um cartel autónomo, atualmente um dos maiores e mais sanguinários.
Corpos decapitados deixados à beira das estradas e pessoas enforcadas em pontes são algumas das brutais ações a que recorrem para afirmar o seu poder na luta entre carteis.

Irmão Omar deverá assumir a liderança


A detenção de Treviño Morales é apresentada como uma grande vitória das autoridades mexicanas, fruto de uma investigação de meses, mas muitos analistas desvalorizam o impacto que terá, uma vez que, tal como tem acontecido com inúmeros líderes de cartéis mexicanos detidos nos últimos anos, as organizações de imediato encontram um novo líder prosseguindo as suas actividades.
Treviño Morales tinham ganho total controle dos Zetas, após autoridades mexicanas terem eliminado no ano passado Heriberto Lazcano Lazcano, com o qual disputava a liderança da organização.
Treviño Morales deverá ser substituído pelo seu irmão Omar.

Sem comentários:

Enviar um comentário