Segundo o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ricardo Tavares, as temperaturas altas que estão a afetar o País estão a ser provocadas por uma massa de ar quente transportada de leste na circulação de um anticiclone, que afeta o Atlântico Norte desde a região oeste dos Açores até às ilhas britânicas.
Ricardo Tavares adiantou que o tempo quente deverá manter-se pelo menos até segunda-feira, dia em que se prevê uma ligeira descida da temperatura.
TEMPERATURAS ACIMA DOS 40 GRAUS
O site do IPMA mostra que as temperaturas mínimas para esta sexta-feira vão estar, na maior parte de Portugal Continental, elevadas. Évora e Beja vão chegar aos 41ºC de máxima, Braga aos 39ºC, Lisboa 38ºC, Porto 37ºC e Faro aos 30ºC. Na Madeira e nos Açores, o céu vai estar nublado e a temperatura máxima vai ser de 23ºC.
No sábado, as temperaturas vão voltar a atingir novos máximos: Lisboa e Évora vão chegar aos 42ºC, Beja e Faro aos 41ºC, Braga aos 38ºC e o Porto aos 34ºC. O Funchal vai chegar aos 25ºC e Ponta Delgada aos 24ºC.
O fim-de-semana vai terminar com uma ligeira descida da temperatura máxima, mas ainda com muito calor. Segundo o IPMA, Évora deverá atingir os 39ºC, Beja e Braga os 37ºC, Porto os 36ºC e Lisboa os 35ºC. Faro deverá manter os 30ºC de máxima. No Funchal regista-se uma ligeira subida da temperatura, com os termómetros a chegarem aos 27ºC, e em Ponta Delgada a máxima deverá ser de 22ºC.
Com o calor que se vai sentir nos próximos dias, muitos são os que vão optar por passar longas horas na praia. Não se esqueça de tomar todas as precauções, tanto no que diz respeito aos cuidados com o sol, como com o mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário