quarta-feira, 10 de julho de 2013

Acidente com comboio no Canadá deveu-se a travões mal montados

O acidente do comboio em Lac-Mégantic, que explodiu no sábado, provocando pelo menos 15 mortos, foi causado por uma má montagem dos travões de mão, afirmou, esta quarta-feira, o presidente da empresa ferroviária americana Montreal, Maine & Atlantic Railway.

"Os travões manuais não foram aplicados de forma adequada no comboio, como era da responsabilidade do engenheiro a quem competia esta tarefa", disse Edward Burkhardt aos jornalistas durante uma visita ao local do acidente.

Uma gigantesca explosão resultante do descarrilamento do comboio de mercadorias, que transportava petróleo, varreu casas e lojas de Lac-Mégantic, uma vila com 6 mil habitantes, localizada a leste de Montreal, perto da fronteira norte-americana.

A explosão forçou cerca de 2.000 residentes a deixar as suas casas, embora muitos deles tenham começado a regressar na terça-feira.

O comboio tinha parado para uma mudança de tripulantes, na cidade vizinha de Nantes, quando começou a andar sozinho em direção a Lac-Mégantic, a vários quilómetros de distância.

Vários vagões explodiram depois de a composição entrar numa curva e descarrilar.

Sem comentários:

Enviar um comentário