sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Gustavo Veloso vence no alto da Torre, Rui Sousa é o novo camisola amarela


O português Rui Sousa (Efapel-Glassdrive) conquistou esta sexta-feira a camisola amarela da Volta a Portugal em bicicleta, no dia em que o espanhol Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) venceu a oitava etapa da principal prova velocipédica nacional.

O espanhol da equipa de Sobrado alcançou o tão desejado triunfo na subida à Torre, no cume da Serra da Estrela, ao passo que o chefe de fila da Efapel-Glassdrive passou a encabeçar a geral individual, ao cortar a meta em segundo lugar. 
Gustavo Veloso subiu à segunda posição da geral, a seis segundos do líder. O anterior camisola amarela, Sergio Pardilla (MTN-Qhubeka), perdeu muito tempo na subida e ficou arredado da luta pela vitória. 
Além de Gustavo Veloso, há outro espanhol a ter agora em conta para o decisivo contra-relógio marcado para este sábado: Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), que é especialista na luta solitária contra o cronómetro, tem ainda hipóteses de vencer a Volta, encontrando-se a 38 segundos de Rui Sousa.

A conclusão, após a oitava tirada da Volta, é fácil: Efapel-Glassdrive e OFM-Quinta da Lixa vão disputar até ao fim o triunfo na edição 75 da prova.

O filme da oitava etapaEram 166,3 quilómetros cronometrados na tirada mais exigente da Volta. Pudera, era a etapa-rainha da prova, com a mítica subida ao cume da Serra da Estrela a privilegiar os trepadores.

De fuga em fuga, com o pelotão a conseguir anular as sucessivas tentativas de "outsiders", chegou-se ao quilómetro 153. A cerca de 14 quilómetros da meta, Rui Sousa descolou do grupo da frente e despoletou reacções no pelotão. 
Gustavo Veloso acabou por ultrapassar o corredor de Viana do Castelo dentro do último quilómetro, puxou dos galões e cortou a meta em primeiro lugar, a quase dois mil metros de altitude com o tempo de 5h03m26s. Rui Sousa chegou um segundo depois e melhorou o registo do terceiro lugar alcançado no ano passado durante a subida à Torre.
O dia foi também benéfico para Márcio Barbosa (LA Alumínios-Antarte), que é o virtual vencedor da camisola azul, envergada pelo líder da montanha.
Para este sábado está marcado um contra-relógio individual de 35,3 quilómetros, entre o Sabugal e a Guarda, que vai decidir, por fim, qual o vencedor da edição deste ano da Volta a Portugal. A nona e penúltima etapa arranca às 14h00, tendo final previsto para as 17h30.


CLASSIFICAÇÃO DA OITAVA ETAPA1.º Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa), 5h03m26s
2.º Rui Sousa (Efapel-Glassdrive), a 1 segundo
3.º Daniel Silva (Rádio Popular-Onda), a 6s
4.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), m.t.
5.º Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), a 15s
6.º Hernâni Broco (Efapel-Glassdrive), m.t.
7.º Virgílio Santos (Rádio Popular-Onda), a 28s
8.º Nuno Ribeiro (Efapel-Glassdrive), a 1m09s
9.º Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte), a 1m11s
10.º Marcel Wyss (IAM Cycling), a 1m13
CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL1.º Rui Sousa (Efapel-Glassdrive), 39h11m58s
2.º Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa), a 6 segundos
3.º Hernâni Broco (Efapel-Glassdrive), a 31s
4.º Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), a 38s
5.º Daniel Silva (Rádio Popular-Onda), a 51s
6.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 52s
7.º Virgílio Santos (Rádio Popular-Onda), a 1m35s
8.º Marcel Wyss (IAM Cycling), a 2m02s
9.º Nuno Ribeiro (Efapel-Glassdrive), a 2m39s
10.º Vladislav Gorbunov (Astana), a 4m55s

Sem comentários:

Enviar um comentário