sábado, 31 de agosto de 2013

Sporting e Benfica empataram a um golo no primeiro dérbi da época

Sporting e Benfica empataram a um golo no primeiro dérbi da época e deram um bom espetáculo aos mais de 46 mil adeptos que foram até Alvalade. Leões dominaram na primeira parte e águias responderam na segunda. Montero e Markovic foram os autores dos golos do dérbi.
Os leões foram mais fortes no primeiro tempo. A equipa de Leonardo Jardim entrou no relvado de Alvalade a todo o gás e nos primeiros minutos conseguiu de imediato sufocar o Benfica na sua área.
Sem surpresa, a equipa de Alvalade pôs-se em vantagem à passagem do minuto 10. André Martins apanhou a defesa do Benfica em contrapé e assistiu Montero para o 1-0. O colombiano desmarcou-se nas costas da defesa e bateu Artur de cabeça.
O Benfica procurou reagir à vantagem leonina mas sempre sem grande fulgor perante a melhor organização verde e branca. Nico Gaitán foi o mais inconformado e foi pelo pé esquerdo do argentino que o Benfica esteve mais perto de marcar, ao assistir os colegas para situações de perigo. Rodrigo à barra e Salvio - a rematar para as nuvens à beira da baliza - tiveram as melhores ocasiões das águias no primeiro tempo.
No Sporting, Adrien e André Martins dominaram o meio campo e deram por certo muitas dores de cabeça a Jesus, que ainda antes do apito para o intervalo teve de substituir Enzo Pérez e Salvio, ambos por lesão. 
E a segunda parte arrancou com novo lance de azar para o Benfica. Ao fazer um cruzamento da esquerda, Gaitán agarrou-se à coxa e não mais se levantou. Foi o abrir de cortina para o regresso de Cardozo, que rendeu o argentino e voltou a vestir de vermelho.
Logo a seguir, Markovic deixou o primeiro aviso sério ao Sporting. Arrancou com a bola, passou por toda a gente e só Rui Patrício evitou o golo, com Rodrigo pouco lesto na recarga.
O sérvio contribui decisivamente para uma nova alma do Benfica e aos 64’ fez uma obra de arte em Alvalade. À imagem doque já tinha feito, passou por toda a defesa leonina com impressionante facilidade e desta vez Rui Patrício não foi adversário à altura e o avançado de 19 anos meteu-lhe a bola por debaixo das pernas. Estava feito o empate num golo de levantar as bancadas… mesmo em Alvalade.
Nos últimos minutos, e já com o Benfica de rastos fisicamente e com Jesus sem poder mexer, o Sporting superiorizou-se e voltou a encostar os encarnados lá atrás. O contra-ataque tornou-se a arma dos encarnados, mas nem de um lado nem de outro o perigo deu em golo. Empate aceita-se e pode beneficiar o FC Porto, que em caso de vitória em Paços de Ferreira ganha pontos aos dois rivais.

Márquez e Lorenzo esmagam recorde de Silverstone... mas o rookie larga na frente

Um duelo estratosférico. Marc Márquez e Jorge Lorenzo estiveram num campeonato à parte na qualificação para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. Os dois espanhóis bateram o recorde do circuito inglês por cinco vezes (!) na sessão, com Lorenzo a dar o mote logo na sua primeira volta lançada, com o registo de 2m01,497s. Só que Márquez logo baixou o registo para 2m01,287s... até Lorenzo responder para 2m01,217s. O bicampeão do Mundo trocou de pneus e colocou a fasquia nuns impressionantes 2m00,810s, mas Márquez provou o seu enorme talento pela enésima vez ao parar o cronómetro em 2m00,691s, 1,3s abaixo do anterior recorde do MotoGP em Silverstone! Grande corrida em perspetiva entre o primeiro e o terceiro classificados do Mundial, já que Dani Pedrosa esteve abaixo do esperado e foi apenas quinto na Q2, a 0,933s do seu companheiro na Repsol Honda. O herói local Cal Crutchlow vai acompanhar Márquez e Lorenzo na primeira linha da grelha.

MOTOGP SILVERSTONE - Q2
01- Marc Márquez – Repsol Honda Team – Honda RC213V – 2’00.691
02- Jorge Lorenzo – Yamaha Factory Racing – Yamaha YZR M1 – + 0.128
03- Cal Crutchlow – Monster Yamaha Tech 3 – Yamaha YZR M1 – + 0.734
04- Stefan Bradl – LCR Honda MotoGP – Honda RC213V – + 0.867
05- Dani Pedrosa – Repsol Honda Team – Honda RC213V – + 0.933
06- Valentino Rossi – Yamaha Factory Racing – Yamaha YZR M1 – + 1.418
07- Andrea Dovizioso – Ducati Team – Ducati Desmosedici GP13 – + 1.432
08- Álvaro Bautista – GO&FUN Honda Gresini – Honda RC213V – + 1.561
09- Nicky Hayden – Ducati Team – Ducati Desmosedici GP13 – + 1.598
10- Bradley Smith – Monster Yamaha Tech 3 – Yamaha YZR M1 – + 1.718
11- Colin Edwards – NGM Mobile Forward Racing – FTR Kawasaki – + 3.341
12- Aleix Espargaró – Power Electronics Aspar – ART GP13 – sem tempo (caiu no FP4)

Nicolas Roche é o novo líder na Vuelta

O ciclista irlandês Nicolas Roche (Saxo Tinkoff) subiu  à liderança da Volta à Espanha, após a oitava etapa, entre Jerez de la Frontera y el Alto de Peñas Blancas (166,6 quilómetros), ganha pelo checo Leopold Konig (Netapp).

O ciclista da Netapp continuou a festa checa iniciada sexta-feira pelo seu companheiro Stybar, ao vencer em Mairena del Aljarafe. Konig atacou no último quilómetro da etapa, ultrapassando Igor Antón, que tentava escapar-se, e chegou isolado à meta, com um tempo de 04:09:45.

A um segundo ficou o espanhol Daniel Moreno (Katusha) e a cinco o irlandés Nicolas Roche, que passou a vestir a camisola vermelha de novo líder.

"Agradeço à equipa o trabalho que fez, esta vitória era um dos objetivos da temporada e conseguí. Quando toda a equipa trabalha para ti, é uma motivação extra ganhar. Agora vamos lutar por estar nos 10 primeiros e tentar outra Vitória", referiu Konig.

Entre os favoritos, o italiano Vincenzo Nibali (Astana) não conseguiu conservar a camisola vermelha, depois de na subida final ter sido ultrapassado pelos seus mais direitos rivais, os espanhóis Alejandro Valverde (Movistar) e Joaquim "Purito" Rodríguez (Katusha), que aproveitaram as dificuldades do "Tiburón" para se adiantarem oito segundos.

Roche aguentou a batalha final e subir ao topo da geral, com 17 segundos de avanço sobre o norte-americano Chris Horner (Radioshack) e sobre Daniel Moreno. Nibali passou para o quarto lugar e Valverde para sétima posição, a 13 segundos do italiano, enquanto Purito avançou para 10.º, a 46 segundos.

A primeira etapa com chegada em alta, no inédito de Peñas Blancas, ficou marcada pela fuga inicial de 14 ciclistas, entre os quais três aguentaram até cinco quilómetros da meta, o espanhol Rafa Valls (Vacansoleil), o alemão Nerz (BMC) e o italiano Cataldo (Sky).

A luta no pelotão principal acabou com a fuga. Igor Antón tentou a sorte a 4,7 quilómetros da meta, embora provocando atrás de si a reação de um grupo perseguidos, com Ivan Basso (Cannondale), Konig, Moreno, Roche e o francés Pinot, entre outros.

Konig netutralizou Antón e lançou-se na fuga para a vitória na etapa, conseguindo a segunda vitória checa consecutiva. O português André Cardoso terminou a etapa na 31.ª posição, a 1.54 minutos de Konig, seguido do compatriota José Mendes, a 2.05, sendo que o homem da Caja Rural é 38.ª da geral, a 6.17, enquanto o ciclista da Netapp é 29.º, a 3.54.

A nona etapa disputa-se domingo entre Antequera e Valdepeñas, na região de Jaén, 163,7 quilómetros com uma descida final de 28 por cento de desnível na localidade.

Funcionamento da Cinemateca garantido até Dezembro

A Secretaria de Estado da Cultura assegurou "uma dotação extraordinária" que vai permitir funcionamento da Cinemateca Portuguesa até ao final do ano, confirmou esta sexta-feira a directora Maria João Seixas.
“Temos a garantia da parte do senhor secretário de Estado [Jorge Barreto Xavier] que, até Dezembro, a Cinemateca vai poder funcionar com dotações extraordinárias, depois, fica no ar a coisa mais importante, que é o futuro da Cinemateca”, disse a responsável, que marcou presença numa concentração contra a ameaça de encerramento da instituição, em Lisboa.
O orçamento da Cinemateca não depende directamente do Orçamento do Estado, mas provém da cobrança da taxa de 4% de exibição de publicidade nas televisões, cujas receitas são repartidas entre aquele organismo (20%) e o Instituto do Cinema e Audiovisual (80%).
Como a exibição de publicidade tem sofrido uma quebra acentuada nos canais de televisão por conta da crise económica e da retracção do sector, tal reflecte-se no orçamento da Cinemateca. 
Maria João Seixas explica que a situação ficou particularmente difícil em Agosto, porque a  “quebra da receita da taxa de publicidade superou os 50%”.
“De facto, precisávamos de ter uma dotação excepcional, que já tivemos em Junho, em Julho, mas que não aconteceu em Agosto, o que estava a pôr em perigo a actividade da Cinemateca e hoje [sexta-feira], às 13h00, tivemos a confirmação de que tinha sido encontrada a solução para a dotação excepcional que nós precisávamos”, sublinhou.
A actividade da Cinemateca está garantida, pelo menos, até ao final do ano. Esta sexta-feira À tarde dezenas de pessoas marcaram presença numa concentração de protesto contra a ameaça de encerramento da instituição.
Uma iniciativa solidária que partiu de Rui Mourão, através da rede social Facebook. O jovem lembra a importância do espaço museológico na formação das gerações ao longo dos anos.
Contactada pela agência Lusa, na quinta-feira, fonte do gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, reiterou que "a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento não vão fechar".  
 
"Independentemente de quaisquer circunstâncias, as medidas para garantir o funcionamento da Cinemateca estão a ser asseguradas", disse a mesma fonte.
 
Uma concentração em defesa da Cinemateca está marcada para hoje, na Rua Barata Salgueiro, junto à sede do Museu do Cinema, numa iniciativa lançada através da rede social Facebook que contava, ao início da tarde, com cerca de duas mil adesões.

Sporting e Benfica jogam hoje primeiro grande dérbi da época


Sporting e Benfica protagonizam hoje o primeiro grande "clássico" da época, em jogo da terceira jornada da I liga de futebol, à qual os "leões" chegam na condição de líderes

Enquanto o renovado Sporting arrancou o campeonato com duas goleadas - 5-1 ao Arouca, em casa, e 4-0 à Académica, fora -, o Benfica apresenta-se no dérbi do Estádio José Alvalade com uma derrota encaixada na primeira ronda, no terreno do Marítimo (2-1), e um triunfo sofrido na receção ao Gil Vicente (2-1).
Num jogo sem favoritos, mas no qual a equipa de Leonardo Jardim surge de moral elevado, a grande dúvida reside na presença do avançado Oscar Cardozo na equipa do Benfica, depois de o treinador "encarnado", Jorge Jesus, ter dito que o paraguaio estava em condições de ser convocado.
Este encontro, agendado para as 20:00, será o segundo do dia, depois de o Vitória de Guimarães e o Vitória de Setúbal abrirem a jornada a partir das 18:00, no Estádio D. Afonso Henriques. Com quatro pontos, os minhotos perseguem o quinto 100 por cento vitorioso - Sporting, FC Porto, Rio Ave, Estoril e Braga -, enquanto a equipa sadina ainda não pontuou.
Numa ronda que se prolonga até segunda-feira, o FC Porto, tricampeão nacional, já conhecerá o resultado do dérbi lisboeta quando visitar no domingo o "europeu" Paços de Ferreira, que iniciou o campeonato com duas derrotas.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bayern vence Chelsea nos penalties

O Bayern de Munique conquistou esta sexta-feira a sua primeira Supertaça Europeia ao bater o Chelsea nas grande penalidades, depois do 2-2 verificado no final do prolongamento.
José Mourinho continua a não conseguir vencer uma Supertaça Europeia e Guardiola, depois de ter perdido a Taça da Alemanha para o Borussia Dortmund, conquista o seu primeiro troféu ao serviço do Bayern.
Fernando Torres marcou o primeiro, Ribéry, eleito ontem Melhor Jogador da Europa, empatou e valeu ao Chelsea Hazard, já no prolongamento, a fazer o golo da vitória.
Num golo de uma intensidade tremenada, qualquer uma das equipas poderia levantar a Taça. O Chelsea entrou melhor, com Torres a inaugurar cedo o marcador (oito minutos). Pontapé de primeira do espanhol, sem deixar cair a bola, após movimento no centro da área - marcação deficiente da defesa alemã - respondendo da melhor forma a cruzamento de Schürrle na direita. Bola na gaveta, sem hipótese para Neuer.
O Bayern Munique chegaria ao golo do empate no início da segunda parte, aos 47', por Ribéry. O médio conduz da esquerda para o meio, ao seu jeito, e envia uma bomba ao primeiro poste, para o fundo das redes. Cech voou, mas sem chegar à bola.
Antes do golo de Hazard, Mourinho ficou a jogar com 10 por expulsão de Ramires, que viu o segundo amarelo. Mesmo em desvantagem numérica, o Chelsea não baixou a guarda e colocou-se na frente. Aos 93', passe de David Luiz para Hazard, encostado na esquerda. O belga ataca o lateral, simula um primeiro remate, foge para o meio já na área ultrapassando mais um defesa, e fuzila para o poste mais próximo. Lance individual de excelência de Hazard. Neuer reagiu um pouco tarde, mas a bola levava fogo.
Em desvantagem, os alemães encostaram os ingleses, tentaram de todas as formas, com Cech a ser imperial, negando por várias vezes o golo. Só que aos 121 minutos, a poucos segundos do apito final, Javi Martínez fez o 2-2 e levou o jogo para as grandes penalidades.
Lukaku na luta com Neuer perdeu e a Taça foi para Munique.

US Open: João Sousa marca encontro com Djokovic

O português João Sousa venceu o finlandês Jarkko Nieminen, no Open dos Estados Unidos, e qualificou-se pela primeira vez para a terceira ronda de um Grand Slam.

O número um português, 95.º no ranking ATP, precisou de 2:54 horas para vencer o 41.º da hierarquia, superiorizando-se em cinco sets, pelos parciais de 1-6, 6-3, 3-6, 6-3, 6-4.

O adversário da próxima ronda é, nada mais nada menos, que o número um do Mundo, o sérvio Novak Djokovic, que venceu o alemão Benjamin Becker, por 7-6 (7-2), 6-2, 6-2.

Bale no Real Madrid por 91 milhões de euros, segundo jornal AS

A notícia está a ser avançada pelo jornal espanhol AS que dá conta da transferência do médio galês do Tottenham para o Real Madrid por 91 milhões de euros.
De acordo com o citado jornal, o acordo entre os clubes foi finalmente alcançado na tarde desta sexta-feira, pagando os merengues 84 milhões de euros no imediato, sendo que os restantes sete milhões estão dependentes de objetivos do jogador no clube.
A confirmar-se, esta será a transferência mais cara deste verão e a segunda mais cara do Mundo, ficando Cristiano Ronaldo no lugar mais alto do pódio no que a transferências diz respeito. Em 2009 os merengues já tinham dado 94 milhões de euros pelo português, quando o contrataram ao Manchester United.
Bale deverá fazer os exames médicos este fim-de-semana e assinar um contrato de cinco temporadas.

Zdenek Stybar vence 7.ª etapa ao sprint

O ciclista Zdenek Stybar, da Omega Pharma-Quick Step, venceu esta sexta-feira a 7.ª etapa da Volta a Espanha, batendo ao sprint o belga Philippe Gilbert, que acabou por cortar a meta na 2.ª posição.

Vicenzo Nibali, da Astana, mantém a liderança da prova, tendo chegado integrado no pelotão com mais 1 segundo que o vencedor da etapa.

O português José Mendes, chegou na 57.ª posição, com o mesmo tempo do atual líder da Vuelta. Já André Cardoso chegou na 122.ª posição, a 48 segundos do pelotão.

Liga Europa: com quem vão jogar os portugueses

Portugal conta com três equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões. Conheça os próximos adversários de Paços Ferreira, Estoril e V. Guimarães nos grupos E, H e I, respetivamente.












Grupo A: Valencia; Swansea; Kuban e St. Gallen

Grupo B: PSV; D. Zagreb; Chornomorets Odesa e Ludogorets

Grupo C: St. Liège; Red Bull Salzburgo; Elfsborg e Esbjerg

Grupo D: Rubin; Wigan; Maribor e Zulte Waregem

Grupo E: Fiorentina; Dnipro; P. Ferreira e Pandurii

Grupo F: Bordéus; APOEL; Eintracht Frankfurt e M. Tel-Aviv

Grupo G: D. Kiev; Genk; Rapid Viena e Thun

Grupo H: Sevilha; Friburgo; Estoril e Slovan Liberec

Grupo I: Lyon; Betis; V. Guimarães e Rijeka

Grupo J: Lazio; Trabzonspor; Legia Varsóvia e Apollon

Grupo K: Tottenham; Anzhi; Sheriff e Tromso

Grupo L: AZ*; PAOK; M. Haifa e Shakhtar Karagandy

Concentração em defesa da Cinemateca Portuguesa realiza-se hoje à tarde

Iniciativa foi organizada através do Facebook e visa protestar contra a possibilidade de encerramento da instituição, por dificuldades financeiras
Uma concentração de iniciativa cívica em defesa da Cinemateca Portuguesa, reivindicando a manutenção do serviço público de difusão e preservação da arte cinematográfica, foi marcada para hoje à noite, junto à sede desta entidade, em Lisboa.

Convocada através da rede social Facebook, a iniciativa é de Rui Mourão, artista visual e espetador assíduo da Cinemateca Portuguesa, que, contactado pela agência Lusa, disse ter ficado surpreendido com a adesão.

"Em menos de 48 horas houve mais de 1200 pessoas a aderir. Com certeza que muitas não vão aparecer, mas talvez [possa contar com] umas duzentas", estima Rui Mourão, sublinhando, no entanto, que, "independentemente do número de pessoas, é importante fazer uma ação concreta e estar presente". Ao final da tarde de quinta-feira as adesões ascendiam a cerca de 1500.

O artista explicou que a iniciativa "não tem origem em nenhuma organização coletiva ou instituição, é apenas cívica e apartidária, dirigida a todos os que amam o cinema".

Rui Mourão disse que, na sequência da vinda a público de notícias sobre a situação de dificuldades financeiras na Cinemateca e da possível rutura dos serviços em setembro, vários amigos ficaram indignados com a possibilidade do encerramento da instituição.

"Decidi criar o evento no Facebook, porque pensei que era preciso fazer alguma coisa". "Estar indignado não basta", disse à Lusa.

Salientou que fez a formação cinematográfica ao longo de muitas e muitas sessões promovidas pela Cinemateca, e tem consciência de que há filmes que apenas pode ali se podem encontrar.

Rui Mourão apontou ainda a importância dos serviços educativos e do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM), "entidade única no trabalho de conservação e restauro do património cinematográfico nacional".
"A defesa da Cinemateca é uma questão cultural, artística e emotiva. Bem sei que a saúde e a educação são mais importantes, mas a cultura não pode ser esquecida", sustentou.

A concentração foi marcada no Facebook, para as 19:00 de sexta-feira, junto à Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, na rua Barata Salgueiro, em Lisboa.

No início desta semana, o realizador José Carlos de Oliveira lançou uma petição em defesa da entidade, apelando a que a Assembleia da República debata a sobrevivência do organismo e encontre um quadro legal para assegurar o seu financiamento sustentado.

Contactada hoje pela agência Lusa, fonte do gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, reiterou que "a Cinemateca Portuguesa -- Museu do Cinema e o ANIM não vão fechar". "Independentemente de quaisquer circunstâncias, as medidas para garantir o funcionamento da Cinemateca estão a ser asseguradas", disse a mesma fonte.


Imprensa turca coloca Bruma no Galatasaray

Bruma poderá estar de saída para a Turquia. A notícia é adiantada pelo jornal Yazete que dá como praticamente certa a transferência do jovem avançado de 18 anos para o Galatasaray.

Segundo a mesma publicação, o negócio poderá rondar os 12 milhões de euros, ficando o jogador vinculado por cinco épocas ao clube de Instambul.

Recorde-se que Bruma encontra-se em litígio com o Sporting e a saída do clube de Alvalade é um dos cenários que estarão em cima da mesa.

Os representantes do internacional português Sub-20 continuam a manter conversações com a SAD leonina no sentido de encontrar uma solução para o futuro do atleta, que continua sem treinar com a equipa verde e branca por sua opção.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Paulo Bento não convoca Licá, Adrien e Wiliam Carvalho ???

O selecionador Paulo Bento divulgou a lista de convocados para a partida frente à Irlanda do Norte (seis de setembro) e para o particular frente ao Brasil (dez de setembro).

As principais novidades são as presenças de Antunes (Málaga), Josué (FC Porto), André Martins (Sporting) e Hugo Almeida (Besiktas).

Ficaram de fora em relação à última convocatória os seguintes jogadores: Nélson Oliveira, Sílvio, Bruno Gama, Varela, Paulo Machado, Bruno Gama e Pizzi.


Lista de convocados:

Guarda-Redes: Beto, Eduardo e Rui Patrício;

Defesas: Bruno Alves, Fábio Coentrão, Antunes, Pepe, Neto, João Pereira e Ricardo Costa;

Médios: Miguel Veloso, Rúben Amorim, Josué, João Moutinho, Raul Meireles, Ruben Micael e André Martins;

Avançados: Nani, Danny, Cristiano Ronaldo, Vieirinha, Hélder Postiga e Hugo Almeida.

US Open: Michelle de Brito eliminada por Kirilenko

Michelle de Brito caiu na segunda ronda do Open dos Estados depois de perder com a russa Maria Kirilenko. A número um portuguesa, 117.ª no ranking WTA, caiu diante a 17.ª da hierarquia em 75 minutos, perdendo pelos parciais de 3-6 e 1-6.

Com Michele de Brito de fora, a representação portuguesa fica reduzida a João Sousa que tem encontro marcado para sábado com o finlandês Jarkko Nieminem, na segunda ronda do quadro feminino.

Liga Europa: SC Braga diz "adeus" e Estoril na fase de grupos

Pasching-Estoril, 1-2

Histórico! Na estreia absoluta do Estoril nas provas europeias, a equipa orientada por Marco Silva conseguiu o acesso à fase de grupos da Liga Europa.

Depois de um triunfo por 2-0 na primeira mão, o Estoril surgia na Áustria com uma boa vantagem. Marco Silva surpreendeu ao deixar no banco Evandro, Carlitos e Anderson Luís. 

A intenção era jogar pelo seguro e evitar um Pasching demasiado ofensivo no início. 
Mas a verdade é que a equipa austríaca entrou com tudo, criando duas boas situações para marcar nos primeiros dez minutos. 

O Estoril conseguiu adormecer o ímpeto inicial dos austríacos e isso foi foi fundamental. Ainda o Pasching estava a tentar recuperar a iniciativa e já a equipa portuguesa fazia o 0-1, com um golo de Luís Leal, em remate rasteiro, na sequência de livre indireto. 

O cronómetro ainda nem tinha chegado ao minuto 20 e já ficava a sensação de que o apuramento não poderia fugir ao Estoril. O modo gestão foi reforçado e o conjunto português preocupou-se, sobretudo, em manter o jogo lento.

O objetivo foi sendo alcançado, embora tenha sempre ficado a ideia de um resultado melhor do que a exibição para o Estoril. A formação canarinha deu prioridade à qualificação e não rubricou uma partida de encher o olho, bem pelo contrário. 

O 0-2, já no segundo tempo, facilitou ainda mais as coisas. De novo Luís Leal, desta vez a agradecer uma oferta da defensiva austríacaca.

A qualificação estava mais do que controlada e a única dúvida passava a ser se o Estoril somava duas vitórias nos dois jogos. 

O Pasching, cada vez menos pressionado, continuou a criar ocasiões e chegou, com justiça, ao 1-2. Foi o primeiro golo sofrido pelo Estoril nas competições europeias. 

A formação austríaca podia ter feito o 2-2, em dois remates perigosos nos últimos minutos, mas o triunfo estorilista premeia a forma inteligente como a equipa portuguesa encarou este encontro.

Sp. Braga-Pandurii, 0-2 

O Sp. Braga está fora das competições europeias. Caiu aos pés do estreante Pandurii depois de trazer da Roménia uma vantagem de um golo. A equipa de Jesualdo Ferreira voltou a demonstrar vícios antigos, e uma equipa que a espaços adormece no jogo. Esfumou-se um dos objetivos da época. Mais do que um objetivo, uma obrigação que o clube liderado por António Salvador teria interiorizado.

Diante do Belenenses o professor Jesualdo Ferreira sorriu já para lá da hora. Desta vez voltaram a haver horas extra no Municipal de Braga, mas foram os romenos a ter a estrelinha da sorte do seu lado.


Agudiza-se o histórico dos arsenalistas com equipas da Roménia e o professor tem mais uma pedra no sapato. Na sua anterior passagem pelo Minho, mais precisamente pelo Sp. Braga. Nunca conseguiu levar os Guerreiros do Minho à fase de grupos da Liga Europa. A estocada final chegou já no prolongamento, quando faltavam apenas 3 minutos para as grandes penalidades que já pairavam no ar. Ciucur, lançado no decorrer do segundo tempo apontou o golo do triunfo. Já tinha avisado com uma bola ao poste.


Vícios antigos na primeira parte
A equipa que viajou desde a Roménia trouxe na bagagem uma enorme vontade de mostrar serviço. Tinham-no prometido, e apresentaram-se em campo de forma mais acutilante e sobretudo a arriscar mais no ataque.


Por sua vez, o Sp.Braga com três alterações relativamente ao último jogo realizado no mesmo palco diante do Belenenses evidenciou os mesmos vícios do encontro a contar para o campeonato português. Alan e Yazalde apareceram nas faixas laterais por troca com Rafa e Pardo enquanto que o recuperado Baiano substitui Tómas Dabo.


Foi mandão, dono e senhor do jogo p conjunto de Jesualdo Ferreira, mas sempre com enormes dificuldades para progredir no terreno. Escondeu várias vezes com mestria a bola do Pandurii, mas raramente com capacidade de ser incisivo ao ponto de visar a baliza de Mingote. O primeiro lance digno de registo aconteceu apenas a cinco minutos do intervalo. Já o Pandurii vencia com um golo de Buleica, sem que para isso precisasse de grandes ameaças. A côr até era azul e repetia-se o filme visto diante do Belenenses.


Estreante tombou Sp. Braga
O segundo tempo trouxe mais do mesmo. A equipa da casa tinha mais argumentos e mais posse de bola, mas continuou a faltar o essencial: objetividade. Enquanto isso, os tímidos mas organizados romenos do Pandurii iam acreditando que podiam fazer mais.


Foi assim o segundo tempo no Municipal de Braga. Os 11312 espectadores presentes nas bancadas iam suspirando de coração apertado. O Sp. Braga jogava no fio da navalha: dava mostras de mais tarde ou mais cedo, a qualquer momento resolver o jogo; mas a verdade é que nunca esteve realmente perto de o conseguir.


Salvador Agra, Pardo e Éder foram lançados por Jesualdo Ferreira na ânsia de dar a volta ao texto. Pela frente tinham onze bravos, conscientes das suas limitações mas sempre organizados e sem perder o norte. Eram estreantes. Estreantes que deram bem conta do recado e roubaram um dos principais objetivos da época a um Braga habituado a estas andanças.

Michael Jackson faria hoje 55 anos

Michael Jackson faria hoje 55 anos. O cantor faleceu há quatro anos, no dia 25 de junho, devido à administração de propofol.

Conhecido por uma voz original e uma dança espantosa, o Rei da Pop deixou saudades.


























Oficial. Chelsea confirma Samuel Eto'o

O Chelsea confirmou, esta quinta-feira, a contratação de Samuel Eto'o aos russos do Anzhi Makhachkala. O avançado camaronês assinou um vínculo válido por uma temporada.

Eto'o, de 32 anos, reencontra em Stamford Bridge o treinador José Mourinho, com o qual se sagrou campeão europeu em 2010, ao serviço do Inter de Milão.

"Não foi uma decisão difícil. Sei a qualidade que o plantel do Chelsea tem e já muito feliz com José Mourinho no passado. Por isso, quando a oportunidade surgiu, fiquei muito contente por aproveitá-la", afirmou o dianteiro, em declarações ao site oficial do Chelsea.

Os "blues" não adiantaram pormenores quanto aos valores envolvidos na transferência de Eto'o nem quanto ao salário que o atleta irá auferir. Ainda assim, a imprensa inglesa adianta que o avançado abdicou de grande parte do seu ordenado anual, baixando dos 20 para os oito milhões de euros para poder assinar pelo Chelsea.

Vagas para o melhor emprego do mundo já abriram: viajar durante um ano a ganhar 75 mil euros

Se sempre desejou ter o melhor emprego do mundo, então vai-lhe interessar saber que pode concorrer a uma vaga para viajar durante um ano por 50 destinos diferentes e, como se não bastasse, receber 75 mil euros de salário. Pode concorrer até 15 de setembro.
Procura-se um "Chief World Explorer" - uma espécie de explorador do mundo -, que terá como principal função conhecer novas culturas, participar em ações de voluntariado turístico, tirar algumas fotografias e partilhar todas estas experiências nas redes sociais.
Curioso para saber quem pode concorrer? Pois bem, tem que ser maior de 18 anos, fluente em inglês e ter os requisitos para obter um visto de trabalho nos Estados Unidos. Além destas três condições, os interessados devem ser extrovertidos, responsáveis, comunicativos, apaixonados por viagens e ter conhecimentos de produção e edição de conteúdos em vídeo digital.
Para concorrerem à vaga, os interessados devem gravar um vídeo de 60 segundos, no máximo, a explicar porque devem ser escolhidos. Devem submeter o vídeo através do site oficial do Melhor Emprego do Mundo  até 15 de setembro.
O vencedor terá de retribuir algo aos destinos que visitar, através de ações de voluntariado que podem incluir a limpeza de praias, participação em colheitas ou estudos sobre a preservação de recifes de corais.
Já concorreram centenas de candidatos. Boa sorte, se for um deles.

Red Bull dá espetáculo de drift na China

A mais recente iniciativa da Red Bull chama-se Red Bull Tianmenshan Mountain Drift King, consistindo em subir a montanha chinesa Tianmenshan a alta velocidade ao longo do caminho que inclui 99 curvas. A marca austríaca recorreu aos pilotos Federico Sceriffo e James Tang, com o italiano a vencer com uma velocidade máxima de 170 km/h. O evento foi impressionante, com as curvas praticamente todas efetuadas em drifting, como pode ver no vídeo.







Executada ex-namorada do líder norte-coreano por gravar pornografia

Uma cantora norte-coreana, conhecida como uma antiga namorada do líder Kim Jong-un, foi executada na semana passada, na Coreia do Norte, juntamente com um grupo de músicos acusados de gravar e vender pornografia, foi noticiado esta quinta-feira.

O jornal sul-coreano "Chosun Ilbo", o de maior tiragem na Coreia do Sul, afirmou que Hyon Song-wol foi detida a 18 de agosto, por violação das leis norte-coreanas contra a pornografia. A cantora foi executada, em público, três dias depois, indicou.

Além de Hyon Song-wol, foram condenadas à morte mais 11 pessoas, alguns que também pertenciam à orquestra Unhasu, e músicos e bailarinos do grupo Wangjaesan Light Music Band, referiu o jornal, citando fontes chinesas.
Todos os executados foram acusados de gravar e vender vídeos pornográficos. De acordo com uma fonte citada pelo jornal, tinham várias bíblias, e, por isso, foram tratados como dissidentes políticos.

Aparentemente, a relação da cantora com Kim Jong-un aconteceu há dez anos. A relação terminou porque não era aprovada por Kim Jong-il, pai do atual líder norte-coreano.

Hyon casou-se com um soldado e Kim Jong-un casou com uma outra cantora, Ri Sol-ju, que também pertenceu à orquestra Unhasu.

A fonte, citada pelo jornal sul-coreano, acrescentou que os 12 artistas foram executados à frente de outros membros do grupo e de familiares, que foram levados para campos de trabalhos forçados.

Morkov vence sexta etapa da Vuelta

O dinamarquês Michael Morkov (Saxo-Tinkoff) venceu a sexta etapa da Volta a Espanha, tirada decidida ao sprint e marcada pela fuga anulada ao alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step) nos últimos 20 metros.

Tony Martin, campeão do Mundo de contrarrelógio, destacou-se do pelotão logo à saída de Guijuelo e liderou todo o percurso de 175 quilómetros, sendo alcançado nos derradeiros metros. Acabou por ser sétimo. No sprint final, Morkov foi mais forte e bateu o argentino Maximiliano Richeze (Lampre) e o suíço Fabian Cancellara (RadioShack), segundo e terceiro, respetivamente. 

Na geral, mantém-se tudo na mesma com o italiano Vincenzo Nibali (Astana) a liderar com três segundos de vantagem sobre o norte-americano Christopher Horner (RadioShack Leopard). 

Os portugueses José Mendes (NetApp) e André Cardoso (Caja Rural) terminaram integrados no pelotão com o mesmo tempo do vencedor, mantendo o 34.º e o 43.º lugares da geral.


Classificação da etapa:
1.º Michael Morkov (Dinamarca/Team Saxo Tinkoff), 3h54m15
2.º Maximiliano Richeze (Argentina/Lampre), a 0'
3.º Fabian Cancellara (Suíça/Radioshack), a 0'
4.º Tyler Farrar (Estados Unidos/Garmin), a 0'
5.º Juan António Flecha (Espanha/Vacansoleil), a 0'
6.º Michael Mathews (Austrália/Orica), a 0'
7.º Tony Martin (Alemanha/Quick-Step), a 0'
8.º Gianni Meersman (Bélgica/Quick-Step), a 0'
9.º Philipe Girlbert (Bélgica/BMC), a 0'
10.º Graeme Brown (Austália/Belkin), a 0'
(...)
32.º André Cardoso (Portugal/Caja Rural), a 0'
75.º José Mendes (Portugal/Team Netapp), a 0'

Classificação geral:
1.º Vincenzo Nibali (Itália/Astana) 18:43:52. horas
2.º Chris Horner (Estados Unidos/RadioShack) - 3'
3.º Nicolas Roche (República da Irlanda/Saxo-Tinkoff) - 8'
4.º Haimar Zubeldia (Espanha/RadioShack) - 16'
5.º Alejandro Valverde (Espanha/Movistar) - 21'
6.º Robert Kiserlovski (Croácia/RadioShack) - 26'
7.º Rigoberto Uran (Colômbia/SKY) - 28'
8.º Daniel Moreno (Espanha/Katusha) - 31'
9.º Rafal Majka (Polónia/Saxo-Tinkoff) - 38'
10.º Roman Kreuziger (República Checa/Saxo-Tinkoff) - 42'
(...)
34.º José Mendes (Portugal/Netapp Endura), 1.58'
44.º André Cardoso (Portugal/Caja Rural), 3.45'

Liga dos Campeões: Saiba com quem Benfica e Porto vão jogar


Grupo A - Manchester United, Shakhtar, Bayer Leverkusen e Real Sociedad.

Grupo B - Real Madrid, Juventus, Galatasaray e Copenhaga.

Grupo C - Benfica, Paris Saint-Germain, Olympiacos e Anderlecht.

Grupo D - Bayern Munique, CSKA Moscovo, Manchester City e Viktoria Plzen 

Grupo E - Chelsea, Schalke 04, Basileia e Steaua Bucareste.

Grupo F - Arsenal, Marselha, Borussia Dortmund e Nápoles.

Grupo G - FC Porto, Atlético Madrid, Zenit e Austria Viena. 

Grupo H - Barcelona, Milan, Ajax e Celtic.


Uma bombeira morta, dois feridos graves e cinco ligeiros no incêndio do Caramulo

Uma bombeira de 21 anos morreu, esta quinta-feira de manhã, no incêndio do Caramulo, em Santiago de Besteiros. É o terceiro bombeiro a perder a vida no incêndio que lavra há oito dias na Serra do Caramulo. Neste verão, morreram já cinco bombeiros no combate às chamas. Há ainda cinco feridos ligeiros e dois em estado grave. Duas localidades de Tondela estão a ser evacuadas.

Um remoinho de fogo terá apanhado a viatura dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, esta quinta-feira, quando combatiam as chamas em Santiago de Besteiros, juntamente com corporações de Santa Comba Dão, Campo de Besteiros, Sapadores de Santiago de Besteiros e uma equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).

Uma bombeira de Carregal do Sal morreu. Há cinco feridos ligeiros e dois em estado grave, com pelo menos 60% do corpo queimado, segundo adiantou ao JN o comandante operacional distrital de operações de socorro de Viseu, Lúcio Campos. Um dos feridos graves é militar do GIPS.

Os feridos graves, da corporação de Carregal do Sal, estão a ser transferidos de helicóptero, a partir de Campo de Besteiros, para unidades hospitalares. Um deles irá para o Hospital da Prelada, no Porto.

Entre os feridos ligeiros, sendo dois de Carregal do Sal e três de Santa Comba Dão, há um que foi transportado de helicóptero para o Porto, manifestando dificuldades respiratórias.

Aldeias evacuadas
O autarca de Tondela, Carlos Marta, classificou o sucedido esta quinta-feira como "uma tragédia". "Isto não para", disse, acrescentando que "deve haver mão criminosa" na origem do incêndio que lavra na Serra do Caramulo.
As localidades de Mosteirinho e Fráguas, no concelho de Tondela, estão a ser evacuadas, devido ao avanço das chamas.

Já durante a noite, várias aldeias foram evacuadas. De acordo com o comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte, António Ribeiro, a noite "foi difícil devido ao vento muito forte que se estendeu com muita violência". O incêndio, com duas frentes, está a evoluir na direção de Águeda.

Segundo o mesmo responsável, o fogo atravessou diversas aldeias, onde existem muitas casas isoladas e, durante a madrugada, "foi necessário retirar algumas pessoas das habitações". Uma casa ardeu, durante esta madrugada, na localidade de Bezerreira.