O humorista Nuno Markl enfrenta uma batalha contra a rede social Facebook. Tudo por causa de… um cocó.
O apresentador do programa ‘5 para a meia-noite’ decidiu satisfazer um pedido do filho e publicá-lo no Facebook. “Papá, faz um cocó a sair do rabo, mas um cocó bonito. Sabes fazer um cocó menina?”, pediu o filho de Nuno Markl. O humorista não hesitou e fez exactamente o que a criança queria, tendo posteriormente partilhado a imagem e a frase na sua página oficial daquela rede social.
A imagem foi um sucesso: Mais de 8500 ‘gostos’ em dois dias, 791 partilhas e mais de 370 comentários. No entanto, houve alguém que não acho muita piada à imagem que Markl publicou e decidiu denunciar a sua página. O Facebook atendeu o pedido do queixoso e o humorista viu esta segunda-feira a sua imagem ser removida do mural e a sua página oficial ser bloqueada.
“Por incrível que possa parecer, alguém apresentou, com sucesso, uma queixa ao Facebook por causa do meu desenho do "cocó menina" imaginado pelo meu filho Pedro, de 4 anos, e desenhado por mim. O desenho foi censurado por não estar de acordo com "as políticas" desta rede social e fui bloqueado 12 horas. O desenho de um cocó pestanudo. Ao bufo ou bufa que fez a denúncia digo apenas: ... eh pá, a sério? A sua vida é mesmo assim tão triste?”, escreveu o autor de ‘O Homem que Mordeu o Cão’ naquela rede social.
A partir daqui foi uma batalha contra as políticas de censura do Facebook e, passadas quatro horas, o departamento daquele site em Portugal já tinha desbloqueado a página de Markl e admitido a falha: “Acredito sempre no triunfo do bem e faço a minha vénia de gratidão ao pessoal do Facebook, que admitiu a falha e devolveu o desenho original do cocó-menina ao meu mural.
Obrigado pela vossa atenção e que este acontecimento possa ter contribuído para uma revisão das políticas de censura de conteúdo. Há muito conteúdo grave espalhado por esta rede social - violento, perverso, perigoso. Encontrar uma maneira de separar o trigo do joio impõe-se”, escreveu o humorista.
No entanto, o conflito estava longe de estar resolvido. Ao que parece, alguns utilizadores da rede social sentiram-se realmente ofendidos com a imagem publicada por Nuno Markl e decidiram tentar expulsá-la do Facebook a todo o custo. Uma hora antes da equipa daquele site ter voltado atrás na sua decisão, o apresentador já dava conta de que os problemas relacionados com o ‘cocó-menina’ continuavam a surgir: “Entretanto, diz-me a minha irmã que já houve denúncias contra o facto de ela ter colocado no Facebook dela a imagem original. Adoro estar a obrigar pessoas a gastar tempo da vida delas numa cruzada contra um cocó-menina”, escreveu.
No entanto, a cruzada não acabou aqui. Por volta das 19h30 desta segunda-feira, os denunciadores da imagem continuavam a persegui-la e a fazer queixa da sua presença na rede social. Desta vez a visada foi a mulher de Nuno Markl, a radialista Ana Galvão, que partilhou exactamente a mesma imagem que o Facebook reconheceu ser inofensiva e não violar qualquer aspecto do código de conduta da rede social. No entanto, a imagem foi apagada do seu mural: “Removemos a publicação abaixo porque não segue os Padrões da Comunidade do Facebook”, foi o recado dado pela empresa e partilhado por Markl.
O que vale é que o humorista continua a encarar a situação com humor: “Ah, a grandiosa batalha entre nós e os bufos, pelo direito ao Cocó-Menina é mais renhida que a Guerra dos Tronos! Mas será que a bufaria não percebe a tremenda publicidade que me anda a dar com esta situação? Eu por mim, estou disposto a continuar, que isto é divertido.”
Sem comentários:
Enviar um comentário