domingo, 29 de setembro de 2013

O português João Oliveira venceu neste sábado a ultramaratona Spartathlon

O português João Oliveira venceu neste sábado a ultramaratona Spartathlon, na Grécia, cumprindo os 245,3 quilómetros do percurso em 23 horas, 29 minutos e oito segundos.
O atleta, de 36 anos, tinha como melhor resultado na prova helénica um quarto lugar em 2010, com um tempo de 27 horas e 22 minutos.

Atrás de João Oliveira ficaram os alemães Florian Reus (25h29m54s ) e Stu Thoms (25h54m49s), vencedor em 2012, enquanto a húngara Szilvia Lubics venceu a prova feminina, em 28h03m04s, sendo 12.ª na geral.

A Spartathlon evoca o percurso feito por Pheidippides, um mensageiro ateniense enviado a Esparta em 490 AC para pedir ajuda contra os persas na Batalha de Maratona.

Esta é uma das mais duras ultramaratonas do mundo, com os corredores a passarem por vinhas ou olivais, tendo na subida e descida dos 1200 metros do monte Parthenio o principal obstáculo.

Novo pódio para Félix da Costa em Paul Ricard

António Félix da Costa terminou a segunda corrida da World Series by Renault no Circuito Paul Ricard na terceira posição. O piloto português fez também a volta mais rápida, a duas voltas do fim.
Félix da Costa tentou atacar logo nas primeiras voltas, passando Nico Müller, mas ficou preso atrás de Marco Sorensen à medida que Kevin Magnussen se afastava. Com as paragens nas boxes, regressou à pista logo atrás de Müller, que depois começou a ganhar terreno, mas garantiu o terceiro lugar com o atraso de Sorensen, que caiu para trás de Nigel Melker.
Stoffel Vandoorne teve problemas logo desde o início, e abandonou perto do final à medida que foi caindo na classificação, para fora dos pontos, ficando agora a 43 pontos de Magnussen (com 50 em jogo) e permitindo a Félix da Costa ficar apenas a 21 pontos de um possível segundo lugar no campeonato.
Classificação:
1º Kevin Magnussen (DAMS) 25 voltas
2º Nico Müller (Draco) a 5,550s
3º António Félix da Costa (Arden) a 9,964s
4º Nigel Melker (Tech 1) a 14,129s
5º Marco Sorensen (Lotus) a 14,544s
6º Mikhail Aleshin (Tech 1) a 17,813s
7º Arthur Pic (AV Formula) a 23,004s
8º William Buller (Zeta Corse) a 23,827s
9º Norman Nato (DAMS) a 24,122s
10º Marlon Stöckinger (Lotus) a 29,962s

Rui Costa sagra-se campeão do Mundo de ciclismo

Fez-se história no ciclismo português. Rui Costa sagrou-se este domingo campeão mundial de estrada em Florença, depois de um final emocionante ao sprint, em que bateu o espanhol Joaquim Rodríguez.

O português, 10.º classificado do ranking mundial, concluiu os 272.26km em 7:25.43 horas, depois de se ter conseguido superiorizar a Purito, que ficou com a medalha de prata, ao espanhol Alejandro Valverde, 3.º classificado, e ao italiano Vincenzo Nibali, que fechou a prova no 4.º lugar.

Este grupo de quatro ciclistas destacou-se na 10.ª e última volta do circuito transalpino, sendo que Rodríguez conseguiu abrir vantagem durante grande parte da derradeira volta. Rui Costa ficou sempre na cauda do grupo a gerir o esforço, o que até levou Nibali a contestar a falta de ação do português na fuga.

Na hora da decisão, o poveiro subiu o ritmo, conseguiu regressar à frente da corrida, deixando Nibali e Valverde para trás definitivamente. Já ao sprint, apenas ao lado de Purito, Rui Costa brilhou e sagrou-se o primeiro campeão mundial de estrada com as cores de Portugal.

O ciclista nacional, que já tem contrato assinado com a Lampre para a próxima temporada, ainda viu o italiano Visconti e o polaco Huzarski andarem escapados a cerca de 30km da meta. Só que o grupos dos favoritos, que viu ciclistas como Fabian Cancellara ou Alberto Contador irem ficando para trás, conseguiu recuperar antes do ataque de Rui Costa na reta final.

Já Tiago Machado, que ainda entrou na 10.ª volta dentro do grupo dos favoritos, terminou a prova no 36.º posto, a 2.01 minutos do compatriota, ao passo que André Cardoso desistiu devido a quedas que sofreu.

Chamado ao lugar mais alto do pódio, "A Portuguesa" soou pela primeira vez para Florença ouvir, levando Rui Costa a não conseguir controlar as emoções. As lágrimas foram inevitáveis para o ciclista de 26 anos.

Classificação geral

1. Rui Costa (Portugal), 7:25.44 horas
2. Joaquim Rodríguez (Espanha), mesmo tempo;
3. Alejandro Valverde (Espanha), a 16 segundos;
4. Vincenzo Nibali (Itália), a 16;
5. Andriy Grivko (Ucrânia), a 31;
6. Peter Sagan (Eslováquia), a 34;
7. Simon Clarke (Austrália), m.t.;
8. Maxim Iglinskiy (Cazaquistão), m.t.;
9. Philippe Gilbert (Bélgica), m.t.;
10. Fabian Cancellara (Suíça), m.t.;
36. Tiago Machado (Portugal), a 2.01 minutos.

Japão vai produzir cerveja de tomate em Portugal

Um grupo empresarial japonês vai investir 2 milhões de euros em Portugal, na fábrica de tomate de Águas de Moura, para aumentar a capacidade de produção de cerveja com tomate. O anúncio foi feito pelo responsável daquele espaço, Martin Stilwell, que tem vindo a reforçar, de ano para ano, a ligação com o mercado asiático.
 
Segundo o responsável, o interesse do grupo HIT (Holding da Indústria Transformadora do Tomate) pelos produtos de tomate nacionais resulta de uma ligação de quase 30 anos à fábrica, em Castanheira do Ribatejo, "que se tem vindo a intensificar ao longo do tempo". 

Nos últimos anos, a multinacional japonesa já investiu cerca de 10% da sua faturação anual de 2.000 milhões de dólares naquele espaço, o que permitiu traduzir "os resultados obtidos em laboratório para a escala industrial".

Um desses exemplos é a cerveja feita com com extrato de tomate produzido ali na fábrica. A experiência foi timidamente posta à venda nas prateleiras de pequenos supermercados de Tóquio, mas acabou por alargar a distribuição a toda a rede da capital nipónica apenas um ano mais tarde.

Segundo o responsável, citado pela Lusa, as vendas de extrato do tomate usado para fazer esta bebida duplicaram em 2013 e prevê-se que o mesmo volte a acontecer em 2014, o que vai implicar um aumento da capacidade de produção naquela que é a única fábrica com tecnologia e capacidade necessárias para produzir o produto.

Japoneses apostam na qualidade dos produtos portugueses

Nos últimos quatro anos, os japoneses já investiram cerca de dois milhões de euros nas instalações e Martin Stilwell prevê um investimento similar em 2014, precisamente para reforçar a produção deste extrato, usado na cerveja japonesa.

Por enquanto, a cerveja é vendida exclusivamente naquele país do Pacífico e o empresário assume que é preciso ser cauteloso no que respeita ao investimento. "Temos de ter alguma certeza de que o produto vai ter sucesso antes de avançar. Tóquio tem um pouco menos de 20 milhões de habitantes e o Japão tem cerca de 170 milhões. Se entrarmos na distribuição em todo o Japão, a nossa capacidade de produção é rapidamente esgotada", refere.

O grupo HIT tem como principal acionista o gigante agroalimentar japonês Kagome e é dono das fábricas de processamento de tomate Italagro, na Castanheira do Ribatejo e FIT, em Águas de Moura.

Em Portugal, são produzidas, anualmente, cerca de 1,3 milhões de toneladas de tomate transformado, exportadas na sua quase totalidade. O Japão é o segundo maior cliente, a seguir à Europa, recebendo cerca de 10% do total.

Marc Márquez bate Jorge Lorenzo em Aragão e fica mais próximo do título

Niguém segura Marc Márquez. O melhor rookie da história do MotoGP conseguiu a sexta vitória da época no GP de Aragão, onde bateu o rival Jorge Lorenzo e beneficiou ainda da queda do companheiro de equipa, Dani Pedrosa. Tal como nas últimas duas corridas, Jorge Lorenzo isolou-se na frente durante as primeiras voltas mas Márquez e Pedrosa conseguiram recuperar a curva desvantagem, até o mais experiente dos espanhóis sofrer um highside à saída de uma curva de baixa velocidade. A queda de Pedrosa deverá significar novo adeus do vice-campeão do Mundo ao título.
Márquez acabou mesmo por ultrapassar Lorenzo que, numa primeira fase, ainda conseguiu manter-se junto do seu compatriota, mas perdendo o contacto nas últimas voltas. "Quando rodava atrás do Dani percebi que era mais rápido, mas naquela travagem fui em frente para não lhe tocar. Agora a equipa disse-me que se calhar eu toquei-lhe na manete do controlo de tração e isso poderá explicar a queda dele", referiu Márquez no final.
"A minha tática era começar bem e abrir uma vantagem como nas últimas corridas", confirmou Lorenzo. "Quando ele (ndr, Márquez) me passou tentei acompanhá-lo mas não foi possível, ele estava mais rápido. Não há desculpas", atirou o bicampeão do Mundo.
Com Pedrosa fora de prova, Valentino Rossi aproveitou para regressar aos pódios depois de uma luta emocionante com Álvaro Bautista e Stefan Bradl nas últimas voltas. Como habitual, o italiano perdeu o contacto com o trio da frente na fase inicial e depois teve de aplicar-se para garantir o melhor resultado atrás dos dois pilotos mais fortes do Mundial.
Estes resultados dão a Márquez uma vantagem de 39 pontos sobre Lorenzo e 59 sobre Pedrosa, quando faltam quatro provas para disputar. O próximo Grande Prémio será na Malásia (Sepang), a 13 de outubro. 
GP DE ARAGÃO - MOTOGP
1. Marc Márquez ESP Repsol Honda Team (RC213V) 42m 3.459s 
2. Jorge Lorenzo ESP Yamaha Factory Racing (YZR-M1) 42m 4.815s 
3. Valentino Rossi ITA Yamaha Factory Racing (YZR-M1) 42m 16.386s 
4. Álvaro Bautista ESP Go&Fun Honda Gresini (RC213V) 42m 17.246s 
5. Stefan Bradl GER LCR Honda MotoGP  (RC213V) 42m 17.432s 
6. Cal Crutchlow GBR Monster Yamaha Tech 3 (YZR-M1) 42m 18.121s 
7. Bradley Smith GBR Monster Yamaha Tech 3 (YZR-M1) 42m 34.679s 
8. Andrea Dovizioso ITA Ducati Team (GP13) 42m 44.130s 
9. Nicky Hayden USA Ducati Team (GP13) 42m 56.872s 
10. Andrea Iannone ITA Energy T.I. Pramac Racing (GP13) 42m 58.526s 
11. Aleix Espargaró ESP Power Electronics Aspar (ART CRT) 43m 1.460s 
12. Yonny Hernandez COL Ignite Pramac Racing (GP13) 43m 8.972s 
13. Randy De Puniet FRA Power Electronics Aspar (ART CRT) 43m 10.048s 
14. Hiroshi Aoyama JPN Avintia Blusens (FTR-Kawasaki CRT)* 43m 12.133s 
15. Claudio Corti ITA NGM Forward Racing (FTR-Kawasaki CRT)* 43m 12.589s 
16. Colin Edwards USA NGM Forward Racing (FTR-Kawasaki CRT)* 43m 15.500s 
17. Luca Scassa ITA Cardion AB Motoracing (ART CRT) 43m 48.611s 
18. Bryan Staring AUS Go&Fun Honda Gresini (FTR-Honda CRT) 43m 48.687s 
19. Lukas Pesek CZE Came IodaRacing Project (Suter-BMW CRT)* 43m 49.042s 
Abandonos:
Hector Barbera ESP Avintia Blusens (FTR-Kawasaki CRT)* 
Dani Pedrosa ESP Repsol Honda Team (RC213V)
Damian Cudlin AUS Paul Bird Motorsport (PBM-ART CRT)* 
Danilo Petrucci ITA Came IodaRacing Project (Suter-BMW CRT)*
Michael Laverty GBR Paul Bird Motorsport (ART CRT)
*Eletrónica-padrão.

Resultados e classificação 6ª jornada Liga Portuguesa




6ª Jornada
27-09-201320:00FC Porto1 - 0 Guimarães

28-09-201316:00Académica0 - 0 Arouca
28-09-201316:00Rio Ave0 - 3 Nacional
28-09-201316:15Marítimo3 - 4 Paços Ferreira
28-09-201318:15Olhanense1 - 2 Estoril
28-09-201318:30Benfica1 - 1 Belenenses
28-09-201320:15Sp. Braga1 - 2 Sporting
30-09-201320:15V. SetúbalGil Vicente 

Classificação
EquipaJVEDGMGS+/-Pts
1FC Porto6510123916
2Sporting64201541114
3Sp. Braga640296312
4Estoril6321129311
5Benfica632196311
6Nacional631297210
7Rio Ave62136607
8Gil Vicente52125507
9Marítimo62131012-27
10Guimarães621357-27
11Arouca621348-47
12Olhanense612348-45
13Académica612339-65
14V. Setúbal5113811-34
15Belenenses6114611-54
16Paços Ferreira6114611-54


2ªLiga
8ª Jornada 
27-09-201317:00Sporting B1 - 2 Desp. Aves
28-09-201310:45Farense2 - 0 Sp. Braga B
28-09-201315:00Atlético0 - 0 Penafiel
28-09-201315:00Oliveirense2 - 2 Marítimo B
28-09-201315:00U. Madeira1 - 0 Ac. Viseu
28-09-201316:00Beira Mar0 - 0 Leixões
28-09-201316:00FC Porto B2 - 1 Santa Clara
28-09-201316:00Feirense1 - 1 Sp. Covilhã
28-09-201316:00Trofense3 - 4 Portimonense
28-09-201317:00Desp. Chaves1 - 2 Tondela
30-09-201316:00Benfica BMoreirense 


Classificação

EquipaJVEDGMGS+/-Pts
1FC Porto B852196317
2Portimonense8512158716
3Tondela85031412215
4Moreirense74211441014
5Sp. Covilhã8422116514
6Penafiel835051414
7Leixões8422117414
8Benfica B8341168813
9Marítimo B833286212
10Atlético733167-112
11Sp. Braga B94051215-312
12Desp. Chaves8404915-612
13U. Madeira832377011
14Desp. Aves823346-29
15Sporting B8305712-59
16Oliveirense82241014-48
17Santa Clara721467-17
18Feirense814349-57
19Farense813449-56
20Beira Mar8053610-45
21Ac. Viseu8125510-55
22Trofense8044610-44